Iogurte contra a diabetes tipo 2

Iogurte contra a diabetes tipo 2

Mais de 360 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e as estimativas indicam que em 2030 esse número poderia subir até os 552 milhões. Agora, um estudo recente levado a cabo por investigadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) descobriu que o consumo de iogurte pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 (a mais comum).

 

A diabetes tipo 2, o que faz com que o organismo é incapaz de processar a glicose adequadamente e há as pessoas que sofrem mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (avc) ou doença coronária.

 

 

Os pesquisadores compilaram os resultados de três estudos macro, analisando as histórias clínicas ou os hábitos de estilo de vida de 194.519 pessoas. Nenhum dos participantes tinha diabetes ou doenças cardiovasculares no início do estudo. Todos eles tiveram um acompanhamento a cada dois anos, em que se perguntava por seu consumo de lácteos, assim como o resto de questões prévias. Durante esse período surgiram 15.156 casos de diabetes tipo 2.

 

“Descobrimos que uma maior ingestão de iogurte está associada com um menor risco de diabetes tipo 2, enquanto que outros alimentos e o consumo de produtos lácteos em geral (queijo, leite desnatado, etc) não mostraram associação. Os resultados relativos ao iogurte sugerem que pode ser incorporado em um padrão de dieta saudável”, disse Frank Hu, líder do estudo na revista BMC Medicine.

 

A comparação dos resultados obtidos no estudo com outros trabalhos relativos ao mesmo assunto, revelou que consumir 28 gramas de iogurte por dia é a quantidade ideal para reduzir em até 18% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

 

Lácteos, aliados contra a diabetes tipo 2

 

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial de combate a Diabetes. Se escolheu esta data sendo o aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, concebeu a idéia que lhes levaria à descoberta da insulina, em outubro de 1921.

 

O Dia Mundial da Diabetes (DMD) é a campanha de conscientização sobre a diabetes mais importante do mundo. Foi instaurado pela Federação Internacional de Diabetes (FID) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991, como resposta ao alarmante aumento nos casos de diabetes no mundo.

 

Por isso, hoje falaremos de como o consumo de leite e seus derivados pode ser um bom aliado quando de combater a diabetes se trata. Veja o que é a diabetes tipo2 no vídeo abaixo:

O leite possui vitaminas, proteínas e minerais que ajudam o bom funcionamento do nosso organismo. Também é importante que saibamos que, de acordo com diferentes estudos, o consumo de produtos lácteos, como leite, iogurte e queijo está associado com uma redução de desenvolver diabetes tipo 2.

 

Esta doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se origina “a incapacidade do organismo para utilizar eficazmente a insulina (hormônio que regula o nível de açúcar ou glicose no sangue), o que muitas vezes é consequência do excesso de peso e inatividade física”.

 

De acordo com a OMS, a diabetes tipo 2 é mais comum que o tipo 1, que não pode ser prevenida e que ocorre quando o organismo não produz insulina ou diabetes gestacional, caracterizada por hiperglicemia, que é registrado durante a gravidez. A diabetes afetou, até o ano de 2014 a mais de 422 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a OMS.

 

Um estudo do American Journal of Clinical Nutrition examinou a associação entre o consumo de lácteos e a diminuição do risco de diabetes tipo 2 em adultos saudáveis. Foram realizados ensaios de dose-resposta para laticínios altos e baixos em gordura, com diferentes tipos de leite, cremes, sorvetes e produtos fermentados do leite, como o iogurte. Os resultados incluíram 22 estudos onde participaram 579,832 adultos e 43,118 pacientes já diagnosticados com diabetes tipo 2, e concluiu-se que o consumo de produtos lácteos (leite totais, produtos lácteos com baixo teor de gordura, sorvete e particularmente iogurte) está inversamente associado com o risco de desenvolver diabetes tipo 2, especialmente na ingestão de iogurte e tendo uma dose-resposta maior consumo, maior redução de risco. O resto dos laticínios não é associado, nem positiva nem negativamente.

 

O Dia Mundial da Diabetes é uma boa ocasião para lembrar que a diabetes tipo 2 pode-se prevenir com uma alimentação saudável e balanceada, que pode incluir produtos lácteos e com a prática de pelo menos 30 minutos diários de actividade física vigorosa.

Add Comment